quinta-feira, 19 de abril de 2012

No Paraná adventista é eleita “mulher destaque


Curitiba, PR... [ASN] Zuleide de Jesus Silva tem 65 anos, é técnica de enfermagem e diretora dos Ministérios da Mulher na igreja de Vila das Oficinas, em Curitiba, PR. No município vizinho à capital, Fazenda Rio Grande, ela desenvolve um trabalho social com gestantes e mães iniciantes que resultaram na eleição dela como Mulher Destaque em Saúde de Fazenda Rio Grande. Há dez anos, depois de atuar em outros hospitais, como o Hospital Adventista de São Paulo, Zuleide foi aprovada no concurso público municipal, e passou a trabalhar no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida. A realidade encontrada era desesperadora: altíssimo índice de mortalidade infantil e também o número de mães adolescentes. 

“Comecei a orar sobre o problema, falando para Deus sobre meu desejo de mudança, e que precisava de ajuda”, conta. Zuleide entendia que os problemas graves que causavam a morte das crianças seriam minimizados com orientações. Foi aí que, de forma voluntária e individual, ela criou um projeto que deu o nome de Oficina de Gestantes. A ideia era aproveitar o momento em que a recepção estava cheia de mulheres aguardando para fazer o exame de ecografia e conversar com elas sobre amamentação, higiene, cuidados gerais com o bebê, etc.. Após uma hora na recepção, Zuleide voltava ao seu posto de trabalho na maternidade. “Todas as palestras eu iniciava com uma oração e aproveitava para entregar folhetos”, recorda. 

Após um ano e meio, o trabalho de Zuleide começou a dar resultados e a direção do hospital começou a dar suporte; alguns colegas começaram a ajudá-la com palestras. Conversando com as gestantes, ela percebeu que outro problema acontecia pela ausência do registro de nascimento das crianças no cartório. Zuleide procurou então o promotor da cidade, e ficou decidido que nenhuma criança deixaria o hospital sem ter seu registro feito no cartório. Zuleide criou ainda uma unidade coletora de leite, dando suporte a dois hospitais de Curitiba que têm banco de leite. 

Com a oficialização do projeto, a enfermeira passou ainda a visitar as famílias em casa, para orientações mais específicas. As famílias passaram ainda a ter acesso ao programa Parto Assistido, uma das ações do Oficina de Gestantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BANDA SHALOM VAI ESTA DIA 28 NO PROGRAMA CONEXÃO GOSPEL AO VIVO NA RADIO JORNAM AM 2:00 DA TARDE

FESTIVAL DE TALENTOS DA RADIO JORNAL CHAMADA

O dízimo ainda é válido hoje?

Júnior Santana - Teu Servo (Oficial)